quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia 31 de Outubro, Dia "D"

Bueno meus amigos, dia 31 de outubro é um dia muito importante, não porque seja meu aniversário, más sim porque devemos exercer nosso direito de votar!
Gostaria de deixar para leitura dos amigos, um artigo escrito por um jovem jornalista de Gravataí.
Espero que ajude a clarear as idéias de quem ainda está indeciso.
OS TIRIRICAS DA VIDA
Utilizando-se do eslogan "pior que tá não fica", o palhaço Tiririca foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo. Agora a "censura" eleitoral acabou (espera-se) digo que, infelizmente, nós, eleitores, fomos tratados como palhaços.
O pior de tudo isso é que não foi o Tiririca ou o partido dele, o PR, a nos fazer de bobos, mas sim os próprios eleitores. Ao votar nos "Tiriricas que se apresentam" , com discursos debochados e sem conteúdo, quem pensa que fez algum tipo de protesto nas urnas se enganou. Ao votar em palhaços que mal sabem ler ou escrever, o eleitor ao invés de estar realizando um efetivo protesto contra o sistema, não faz mais do que fortalecer o próprio sistema. Infelizmente, pior do que está, pode ficar!
Desse modo, elegendo os "Tiriricas de plantão", a política séria que todos gostaríamos de ver no Brasil jamais acontecerá. Pior... de quebra, esses fantoches ignorantes levam junto outros candidatos sem expressão ou qualidade que ninguém conhece por conta do sistema eleitoral.
A HITÓRIA SE REPETE
Não é de hoje que temos assistido casos emblemáticos no Brasil, como o de Éneas Carneiro, que elegeu-se deputado federal pelo Prona de São Paulo em 2002, recorrendo ao bordão "Meu nome é Enéas", e obteve votos suficientes para eleger outros cinco candidatos, todos com votações inexpressivas. Clodovil Hernandes (PTC-SP), que "arrastou", sem tal intenção, a eleição, inclusive, de veementes opositores aos seus projetos em favor da diversidade sexual.
PARA CONSTAR
Antes que alguém diga que o Rio Grande do Sul é o estado mais politizado do País, e que os "Tiriricas e Enéas" são frutos de São Paulo, vale lembrar que os gaúchos elegeram nessas eleições gente pelo sobrenome ( como netos e filhos de ex-políticos), jogadores de futebol e até uma jornalista famosa que fez campanha destacando que conhece os "acessos" dos corredores de Brasília.
Para mim, quem se orgulha em dizer que sabe bem os "atalhos dos corredores do poder" já começa no descrédito. Prefiro alguém que pense entrar em casa "pela porta da frente", e de preferência com as luzes bem acesas". De "atalhos" e "portas dos fundos", o Congresso Nacional está cheio.
NADA MUDA
Mas a culpa não é só dos candidatos. Enquanto votarmos em pessoas com tais mentalidades, mais políticos assim surgirão. Não adianta protestar, anular voto, correr os cabos eleitorais que batem as nossas portas, se depois, no dia da eleição ainda tivermos pessoas que juntam "santinhos" no chão para copiar os números. Nada resolve se continuarmos escolhendo os representantes que nos são indicados pelo patrão, pelo pastor, pelo padre, pelo rostinho bonito ou pela vantagem particular que ele oferece.
Enquanto for assim, as calçadas vão seguir cheias de buracos, as ruas sem asfaltos e o Sogil sempre lotado e atrasado. Enquanto a coisa seguir dessa forma, lamento informar, caro cidadão, mas os "Tiriricas" continuarão a ser nós mesmos, o povo ...
Ass: Cristiano Abreu
colunista do Correio de Gravataí

3 comentários:

Anônimo disse...

quando recebi, meu irmão, a tua mensagem, rapidamente acessei teu blog e em seguida postei em meu "twitter" o endereço para que todos os que me seguem também viessem ler o que eu li; Aproveitando, eu parabenizo o "Cristiano Abreu" pela coluna, e te parabenizo pela iniciativa de postá-la neste espaço; defendendo e sustentando a opinião que tens, o lado em que estás e a tua "não comum" indignação com o momento pelo qual passamos;
um forte abraço e que palavras como essas, sejam exemplo e bandeira ao nosso povo!

Rafael Machado

Janelise Royer disse...

Admiro toda a qualquer manifestação provinda de pessoas de índole e de opinião, e por que não dizer, avessos às ondas e marolas de nosso país. Adorei o comentário, e concordo. Embora, tenha que me indignar em saber, que apenas uma pequena parcela da população tem acesso à conteúdos esclarecedores sobre a política de nosso país. Sou catarinense, nscida no Paraná e com raízes no Rio Grande do Sul, SOU DO SUL!!! e sei que somos todos guerreiros, e não somos somentes Farrapos, mas somos a CEPA, o pro cerne de valores que construíram momentos tão importantes de nossa história!!! Parabéns Criustiano Abreu, e parabéns Marcelo pela iniciativa...abraço

Unknown disse...

QUE SAUDADES DO TEMPO EM QUE O FIO DO BIGODE VALIA MAIS QUE UMA ASSINATURA.
JANELISE, FOMOS A CEPA, TEMOS QUE RESGATAR MUITA COISA QUE ESTÁ SENDO PERDIDA NO TEMPO.
TEMOS POLÍTICOS QUE SE CORROMPEM PARA TEREM VANTAGENS, COMO DIZ A LEI DE GERSON.
QUAIS OS MELHORES PRESIDENTES BRASILEIROS QUE TIVEMOS?
QUEM LUTOU NA VOZ DA LEGALIDADE EM 64 PARA NÃO DESBANCAREM O JOÃO GOULART DA PRESIDÊNCIA?
QUAL O COMANDANTE DA BASE AÉREA QUE NEGOU-SE A LEVANTAR VOO PARA BOMBARDEAR O NOSSO PALÁCIO PIRATINI?
A NOSSA POLÍCIA RODOVIÁRIA QUE ERA ANTIGAMENTE DO DAER, E ERA UMA ESTIRPE, UM ORGULHO NAS ESTRADAS!
TEMOS QUE VOLTAR A SER O EXEMPLO DO PAÍS.
TEMOS QUE MOSTRAR NO VOTO CORRETO, O QUE DESEJAMOS DOS POLÍTICOS. POLÍTICA COM SERIEDADE, SEM SERVENGONHICE, HIPOCRISIA E FALTA DE ÉTICA POLÍTICA.
DESCULPEM O DESABAFO, MAS É O QUE SINTO DOS POLÍTICOS ATUAIS.
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
RICARDO M. AVELINE